Transformação digital: por que você deveria começar agora mesmo.

Você quer fazer parte da transformação digital e aumentar a competitividade da sua empresa, mas não sabe direito por onde começar?

A digitalização dos negócios já é uma realidade que se impõe para grandes e médias empresas. Entretanto é preciso ter cuidado para não atropelar etapas e investir em frentes que não trarão o retorno esperado. 

Pensando em ajudar você a implementar a transformação digital no seu negócio, vamos explicar primeiramente o que esse conceito significa, quais os seus principais desafios e por fim como você pode digitalizar a sua empresa, colhendo todos os benefícios dessa estratégia. Portanto, continue lendo para saber mais!

O que é transformação digital?

A transformação digital é uma mudança nos processos, nas estratégias e na forma de conduzir a empresa com a ajuda da tecnologia. Em outras palavras, trata-se de um processo de saída de um ponto A para um ponto B, por meio de uma transformação. 

Mas esse conceito não envolve apenas uma mudança estrutural ou operacional, como também cultural e de mentalidade de todos dentro da empresa. 

Nesse contexto, automação de processos, inovação e pessoas são alguns dos pilares da transformação digital. No entanto, implementá-la em todas as frentes do negócio traz diversos desafios para grandes e médias empresas. Confira quais são eles a seguir! 

As dificuldades de fazer transformação digital

Não é fácil para uma empresa sair de modelos tradicionais de operação para modelos inovadores, mas, dentro do contexto atual, essa mudança se faz necessária. 

A transformação digital é importante para grandes empresas digitalizarem seus departamentos e implementarem inovação tecnológica no negócio, e como resultado, permanecerem competitivas, acompanhando o mercado. 

Para as médias empresas, essas estratégias são importantes, pois seu negócio não ficará suscetível a ameaças de concorrentes no futuro e acompanhará as tendências do mercado.

Nesse cenário, alguns desafios se apresentam, como: 

  • falta de conhecimento sobre o próprio negócio (esse entendimento é fundamental para identificar os gargalos e também onde você precisa implementar novas tecnologias para agilizar suas operações)
  • escolha das melhores tecnologias para suportar processos (muitas empresas sofrem com tecnologias caras e complexas que não resolvem o problema dos negócios)
  • alinhamento e comunicação com todos os times para que os novos processos sejam de fato implementados e as novas diretrizes sejam seguidas
  • mudança de cultura e mentalidade da empresa como um todo

Você se identificou com algum desses desafios? Talvez você até saiba da importância de implementar mudanças na sua empresa para a transformação digital, mas não sabe por onde começar. Pensando nisso, separamos algumas formas para você conduzir esse processo na sua organização da melhor forma. Confira a seguir!

Como fazer transformação digital?  

Para implementar a transformação digital na sua empresa, é importante olhar para o mercado e ver as histórias de sucesso de outros negócios, além disso, é necessário conferir empresas que não tiveram êxito no processo de digitalização. Assim você poderá examinar os erros e acertos de cada um dos casos.

Desse modo, é possível aprender com essas situações para não cometer os mesmos erros e testar os acertos. Veja alguns cases no próximo tópico!

Cases de transformação digital 

Separamos dois cases de transformação digital para você se inspirar e implementar essa estratégia na sua empresa. O primeiro é o case de sucesso da Magazine Luiza e o segundo, da General Eletric, que ilustra o que você deve evitar na hora de digitalizar sua empresa. Confira!

Magazine Luiza

A Magazine Luiza é um case de sucesso de transformação digital. A empresa digitalizou radicalmente seus processos, e, no início desse processo, tinha apenas 6% da fatia do comércio eletrônico no Brasil, tornando- se uma das maiores do país atualmente. Esse sucesso pode ser atribuído a alguns aspectos, como: 

  • mudança da cultura organizacional para uma mentalidade digital
  • foco em inovação e adoção de ferramentas tecnológicas
  • oferecimento de soluções digitais para os clientes
  • inclusão digital com a adoção da assistente virtual Lu para oferecer suporte aos consumidores
  • criação de um marketplace
  • multicanais

Apostando nessas frentes, a Magazine Luiza é um exemplo para grandes e médias empresas que desejam se inserir no digital. 

General Electric 

A General Eletric e outras grandes empresas que se propuseram a aderir à transformação digital, como a P&G, investiram $1.3 trilhões, dos quais, $900 bilhões foram desperdiçados por falhas nesse processo. Uma das grandes razões para isso foi a dificuldade de comunicação e alinhamento com os times em relação às metas e estratégias na empresa para essa nova etapa. 

Por isso, as pessoas são um dos pilares mais importantes da transformação digital e um ponto que não pode ser negligenciado, independentemente de quanto a empresa invista em tecnologia e inovação. 

7 dicas de como começar a se transformar

Separamos algumas dicas para você começar o processo de digitalização na sua empresa e ser o próximo case de sucesso da transformação digital: 

  1. Treine seu time para que todos entendam os pontos relevantes da transformação digital: lembre-se de que um dos principais motivos para empresas como a General Eletric falharem no processo de transformação digital é a falta e a falha de comunicação com os membros dos times. Por isso, é fundamental focar em pessoas e no treinamento da equipe durante a digitalização do negócio.  
  2. Analise os gargalos em processos internos da sua empresa: identificando gargalos, você pode traçar estratégias para suprir essas lacunas e consegue agir mais rapidamente para promover inovação e mudanças positivas para o negócio.
  3. Entenda quais tecnologias podem auxiliar nos problemas e gargalos: para iniciar o processo de digitalização do seu negócio, é importante ter a tecnologia como aliada. Ela é um dos pilares para que essa estratégia possa ser implementada em todas as frentes do negócio e escalar suas operações.
  4. Pense em como criar um produto digital: você precisa de uma receita que venha de uma origem digital e esse tipo de produto traz essa possibilidade para o seu negócio. Alguns exemplos são aplicativos, sites e plataformas. Você pode, por exemplo, criar um e-commerce para vender seus produtos no ambiente digital e expandir o alcance da sua marca.  
  5. Aprenda como fazer vendas no mundo digital: mesmo que parte da sua receita venha de vendas físicas, investir em um processo de vendas digital contribui para entender o seu público, mapear a jornada de compra do cliente e encontrar oportunidades mais alinhadas ao seu negócio. Tudo isso, reduzindo custos operacionais e aumentando o seu retorno sobre o investimento.  
  6. Descubra como fazer marketing digital: implementar essa estratégia na sua empresa permite atrair mais clientes para o seu negócio, divulgar a sua marca, aumentar a visibilidade da sua empresa, ganhar mais credibilidade no mercado e oferecer uma experiência personalizada para os consumidores. 
  7. Planejamento estratégico: essa etapa é fundamental para que você garanta a consistência do processo de transformação digital na sua empresa. O planejamento te ajuda a pensar em como a implementação dessa estratégia será feita, quais etapas priorizar, quais gargalos corrigir primeiro e como as estratégias de inovação serão adotadas no seu negócio. 

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