Pode ser que em determinada fase da sua vida você precise liderar: seja um projeto, um setor ou até uma empresa inteira. Um dos maiores desafios de uma líder é fazer com que tudo flua da melhor forma possível: relações interpessoais, cronograma, produto, ou seja, tudo o que for necessário para entregar qualidade no trabalho final ao cliente. Aqui vamos falar sobre o que uma líder precisa saber.

Caso o time seja liderado por uma pessoa com poucas habilidades de liderança, o grupo experimentará conflitos frequentes. Neste caso, é comum que cada um deseje fazer as coisas do seu jeito, prejudicando a fluidez do processo e travando a operação da empresa.

 

  1. Monte um time com pessoas boas e motivadas

Primeiro aprendizado é ter pessoas tão boas quanto você (ou até melhores) no seu time. Por isso, uma líder precisa saber que no momento da contratação é mais importante dar preferência às pessoas que tenham bem desenvolvidas as soft skills do que aquelas que possuem habilidades puramente técnicas. Técnicas são mais fáceis de desenvolver do que as soft skills.

cultura inovacao

Após a escolha das pessoas certas, o seu objetivo será retê-las e mantê-las motivadas. Isso é possível a partir de uma cultura organizacional forte. Faça com que os colaboradores se sintam parte de um objetivo maior e queiram crescer junto com a empresa. Algumas das empresas mais modernas criaram até um conceito novo para isso – Propósito Transformador Massivo.

Você pode começar com questões pequenas, como flexibilização do horário de trabalho, implementação de home office (já que agora todo mundo sabe que isso é possível) ou oferecer algum brinde no final do mês.

O importante é que seja criado um ambiente leve e prazeroso para o trabalho.

Empresas com culturas fortes tendem a ter menor rotatividade (turnover) e conseguem reter talentos com maior facilidade. Como consequência haverá diminuição do seu custo com processos seletivos e treinamento de novos colaboradores.

 

  1. Saiba vender

Não só o seu produto, mas saiba se vender. Não importa em qual área você atue, você precisa ser boa vendedora. Então conheça bem o seu produto e esteja sempre pronta para vender.

Uma líder precisa saber que não é necessário esperar uma oportunidade para vender. Toda conversa é uma boa oportunidade de venda.

Uma ótima dica para gerar mais oportunidades é se posicionar como autoridade em determinado mercado. Isso fará com que as pessoas lembrem de você como referência e te procurem para a solução dos problemas delas.

Essa postura atrairá valor não só para você, mas também para sua marca. Essa é uma forma também de inspirar o time a fazer o mesmo. Se você precisar desenvolver melhor sua capacidade de vendas, temos algumas dicas pra você aqui.

 

  1. Lidere pelo exemplo

Embora as palavras importem, o que fazemos tem muito mais impacto para os resultados da empresa. Nossas ações influenciam os outros a se comportarem e responderem de determinada forma.

Aqui vão algumas dicas para você colocar isso em prática:

  • Seja a primeira a cumprir as regras da organização.
  • Aja como proprietária: tome decisões com base no que seja melhor para os objetivos do negócio.
  • Seja proativa: pense no que você pode fazer para ajudar ou melhorar uma situação.
  • Se você cometer um erro, assuma e aprenda com ele.
  1. Saiba se comunicar

 Uma líder precisa ser capaz de se comunicar de forma clara e assertiva, pois é extremamente importante para o bom funcionamento de uma equipe.

comunicação

Uma boa comunicação minimiza conflitos, faz com que suas necessidades sejam atendidas da melhor forma e constrói relações mais transparentes e duradouras.

Portanto, treinar novos membros e criar um ambiente de trabalho mais produtivo depende de uma comunicação saudável também. Estar acessível aos seus colaboradores e conversar fora do horário de trabalho assuntos diversos são fatores que facilitam estabelecer comunicação.

Procure também praticar e estudar questões de comunicação como programação neuro linguística, comunicação não violenta e inteligência emocional. Essas três matérias podem te ajudar muito nas suas habilidades de comunicação.

  1. Saiba gerir tarefas e pessoas

Acompanhe o trabalho a ser realizado, defina prazos e metas e quando perceber que algo está travado, procure soluções.

Uma boa forma para fazer essa gestão é realizar reuniões de ajustes com uma certa frequência para que todo o time esteja alinhado. A frequência ideal seria ter 3 tipos de reuniões – nos inspiramos em uma das metodologias ágeis, o SCRUM:

  • Diária: de no máximo 15 minutos para tratar de algo que esteja travando a fluidez do processo.
  • Semanal: para tratar dos obstáculos da semana que passou.
  • Mensal: para fazer uma avaliação geral entre gestor e colaborador, com troca de feedbacks e fazer os ajustes para melhoras.

Aqui na Bits Academy usamos duas ferramentas para ajudar nessa gestão: o Trello e o Monday. O Trello possibilita criar quadros de tarefas KANBAN para gerir os projetos e monitorar o passo a passo do seu desenvolvimento. Abaixo está um modelo do quadro que usamos no Trello.

kanban no trello

 

Para acessar esse quadro e criar o seu a partir dele, basta clicar aqui.

 

  1. Delegue responsabilidades

Uma líder precisa saber quando delegar atividades para o seu time. É importante delegar essas responsabilidades pois você precisa estar livre para liderar e traçar estratégias. Lembre-se: você é líder porque você tem uma equipe para liderar.

delegar tarefas

Isso significa que você precisa delegar funções para as pessoas do seu time, assim você confere para elas autonomia e desenvolve o senso de dono por deixá-las responsáveis por algo. Uma vez que você delegou funções, o seu papel passou a ser o de guiar e orientar as pessoas para os objetivos que o time tem em comum.

O caminho para delegar é identificar os pontos fortes de cada um da equipe e tirar o proveito deste sistema. Para identificar esses pontos fortes e fracos do time, o que fazemos na Bits Academy é realizar periodicamente uma avaliação 360º, onde cada pessoa faz a análise de seus companheiros de trabalho, – inclusive de seus líderes – e analisa o próprio desempenho.

  1. Pare de microgerenciar

Você como líder deve ter uma visão sistêmica e objetivos bem definidos para a sua empresa e equipe. Então, defina o objetivo e depois dê um passo para trás para que seu time possa inovar.

Uma líder não deve atrapalhar a inovação, mas criar um ambiente favorável para que as pessoas pensem e criem. Além disso, deve distribuir tarefas baseadas nas habilidades de cada um. Assim, é possível descobrir talentos.

Uma coisa que fazemos na Bits Academy é definir objetivos e deixar as pessoas livres para traçarem caminhos para alcançar os resultados. Além disso, tenha flexibilidade para mudar as pessoas de posição se acharem que podem desempenhar melhor exercendo outra função.

  1. Dê feedback

avaliação 360

Além de estabelecer objetivos, uma líder precisa saber é importante dar feedbacks para que as pessoas saibam onde está o erro e evoluam.

O feedback positivo também tem sua relevância, pois serve para motivar aquela pessoa que está na direção certa e faça com que ela queira melhorar sempre.

A avaliação 360º mencionada anteriormente é uma ótima ferramenta para dar e receber feedback, pois o fato dela ser anônima e levar em consideração como toda a organização te enxerga faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis para serem sinceras. É possível usar o Google Forms para fazer isso.

 

 

  1. Estimule o aprendizado

As mudanças estão ocorrendo de forma mais rápida e com maior frequência, então é importante que você e seu time estejam bem alinhados com as mutações do mercado para não ficarem para trás.

Além disso, estimular o aprendizado com troca de conhecimentos e experiências estimula a criatividade e inovação. Então ensine e aprenda com os outros, crie um ambiente de trabalho colaborativo onde todos tenham vontade de aprender e compartilhar o conhecimento.

  1. Invista em relacionamento

networking

Você deve investir em relacionamento com o time, conhecer as pessoas que o compõem, saber quais são as dificuldades, propósitos e metas de cada um. Também é importante investir em networking para gerar oportunidades relevantes para o seu negócio. Trabalhe para perder o medo de iniciar uma conversa com alguém que você não conhece.

Realizar networking costuma assustar algumas pessoas, porque elas têm a impressão de que é uma atitude falsa, mas você precisa entender que ter boas relações é essencial para qualquer pessoa e em qualquer situação. Podemos enxergar o networking como um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos, cultivando conexões genuínas.

 

É como dizem: faça networking antes que precise.

Essas são as 10 dicas que consideramos mais importantes para você que deseja refletir um pouco mais sobre suas capacidades de liderança. Você tem alguma outra dica ou já tem experiência com liderança? Deixa aqui nos comentários seus aprendizados e desafios ou me manda um email (mariana@bitsacademy.com.br) para trocarmos ideias e experiências.