Jornada de compra: conheça as 4 etapas

É essencial que você conheça as etapas pelas quais seu público-alvo passa antes de se  tornar um cliente. São justamente essas etapas que formam a jornada de compra. 

Conhecida em inglês como buyer’s journey, nós costumamos apresentá-la nas 4 etapas  seguintes: 

Jornada de Compra: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”,  “consideração da solução” e “decisão de compra” 

As etapas da jornada de compra 

1 – Aprendizado e descoberta 

No início do processo o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um  problema ou necessidade. Ele ainda está despertando o interesse para determinado  tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção. 

2 – Reconhecimento do problema 

Aqui o consumidor já se aprofundou um pouco mais no tema e percebe que tem um  problema ou oportunidade. O objetivo aqui é “gerar” essa necessidade nele, ou melhor, é revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia. A  partir disso ele começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções para  ele. 

3 – Consideração da solução 

Após pesquisar mais, o comprador mapeou algumas soluções possíveis e começa a  avaliá-las. Aqui é preciso que ele identifique o seu produto ou serviço como uma (boa)  solução para ele. 

É interessante criar senso de urgência para que ele avance no processo e não deixe para  resolver o problema depois (ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções). 

4 – Decisão de compra 

No fim do processo o consumidor analisa as opções e toma, enfim, sua decisão: é o  momento da compra. Hora de mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos  concorrentes e convencê-los que o seu produto é a escolha certa!

Agora que você já sabe a jornada que seu potencial cliente faz, se antecipe e esteja preparado para cada etapa, assim você conseguirá converter com menos esforço.

Se você quiser aprender o passo a passo de uma venda, clique aqui e veja aprenda estratégias para aplicar durante a jornada de compra.