As mulheres têm conquistado cada vez mais seu lugar no mercado de trabalho. E esse feito já trouxe resultados positivos. Segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão pertencente e ONU, empresas com líderes mulheres têm resultados até 20% melhores.

Trouxemos aqui histórias de 10 empreendedoras que atingiram o sucesso e mostraram seu potencial. Confira e se inspire na trajetória dessas mulheres!

Luiza Helena Trajano

luiza trajano empreendedora de sucesso

Nossa lista começa com ninguém menos que Luiza Trajano. Ela é responsável pelo crescimento de uma das maiores redes de varejo do Brasil: Magazine Luiza.

E não é por acaso que a revista Forbes já nomeou Luiza como uma das mulheres mais poderosas do país. Além de sua fortuna ultrapassar a marca 1 bilhão de reais, a empreendedora ainda é responsável por ações de inclusão e incentivo ao empreendedorismo feminino.

A vida profissional de Luiza começou cedo. Aos 12 anos ela já deixava de aproveitar as férias escolares para ajudar como balconista na loja dos tios. Um pequeno estabelecimento no interior chamado A Cristaleira, que anos depois seria batizado como Magazine Luiza.

Após a formação em Direito, a jovem atuou em diversos setores da loja. Mas foi sua competência, força de vontade e ambição que fizeram com que ela se tornasse presidente e responsável pela expansão do negócio em âmbito nacional. Atualmente a Magazine Luiza está presente em mais de 16 estados e possui mais de 700 lojas no país.

Sônia Hess

sonia-hess empreendedora de sucessoSônia também foi eleita pela Forbes como uma das mulheres mais influentes no país!

Nascida no interior de São Paulo, Sônia é a sexta filha dentre as 16 crianças da família e a segunda mulher dentre os 11 homens. Sua trajetória no empreendedorismo se iniciou cedo. Durante a infância acompanhava o trabalho dos país, Duda e Adelina, que eram donos de uma vendinha na cidade de Luís Alves.

Em 1957, por um descuido de Duda, nasceu a Dudalina. Sim, é isso mesmo, o maior negócio de camisaria da América Lática começou com um erro.

Duda acidentalmente comprou muito tecido para revenda. Ele e Adelina, então, transformaram a quantidade excedente de material em camisetas masculinas para venda. O negócio rendeu tão bem que pouco tempo depois o casal abriu uma confecção. A partir daí nasceu a renomada empresa Dudalina.

Sônia, seguindo a trajetória inspiradora da mãe, decidiu que seria uma empreendedora também. Estudou administração de empresas e especializou-se em confecção. Mas o sucesso não veio tão fácil. A empresária trabalhou por 19 anos na Dudalina até finalmente assumir a presidência, no lugar de seus irmãos.

Pouco tempo depois de subir ao cargo, Sônia já havia aumentado em 50% o faturamento do negócio da família. Além disso, ela é a responsável por elevar a empresa para o nível de qualidade que possui hoje.

Paula Paschoal

Paula-Paschoal-CEO-PayPal-BrasilJá pensou em ser a responsável pela expansão de uma das maiores empresas de pagamento online do mundo no Brasil?

Formada em administração, Paula Paschoal logo foi notada por sua atuação na área de e-commerce. Mesmo com a tecnologia e o varejo sendo uma área dominada por homens, Paula não se deu por vencida. Entrou na Paypal em 2000 e apenas sete anos depois, em 2007, assumiu o cargo de CEO da Paypal Brasil.

Além disso, Paula é conhecida por incentivar a diversidade e inovação dentro das empresas em que trabalha!

Alcione Albanesi

Alcione Albanesi-empreendedora-de-sucessoFundadora da FLC, empresa líder no segmento de iluminação no Brasil, Alcione começou a empreender desde nova.

Aos 14 anos de idade, Alcione iniciou sua carreira como modelo. Mas pouco tempo depois, percebeu que seu amor não estava na modelagem, e sim nas roupas. A jovem, então, decidiu não esperar. Aos 17 anos de idade já era dona da própria confecção e responsável por 80 funcionários.

Sua trajetória no universo da moda não durou tanto tempo e em 1992, após vender o antigo negócio vendido, a empresária investiu no mundo da iluminação. Além de fundar a FLC, ela foi responsável por implementar a primeira fábrica de lâmpadas LED no país.

Cristina Junqueira

cristina-junqueira-nubankVocê sabia que existe uma mulher por trás do sucesso do Nubank?

Cristiana Junqueira é uma das três fundadoras da startup que hoje é uma das maiores fintechs do Brasil.

Após se formar em Engenharia de Produção na Usp, a jovem emendou um mestrado na mesma instituição. Em seguida, partiu para um MBA da renomada escola de Administração dos Estados Unidos, Kellogg School of Management.

A fascinante trajetória acadêmica da empresária, junto com as experiências profissionais que adquiriu ao longo dos anos foi tão grandiosa, que aos 24 anos a jovem já assumia um cargo de liderança no Unibanco.

Pouco tempo depois, entretanto, Cristiana largou o trabalho no banco tradicional para iniciar uma nova jornada. Junto com o colombiano David Vélez e o americano Edward Wible, a empreendedora fundou o Nubank.

Janete Vaz e Sandra Costa

Janete Vaz e Sandra CostaO que fez com que duas bioquímicas se tornassem referência no empreendedorismo nacional? Muita ambição e humildade.

Janete e Sandra já eram amigas quando decidiram se tornar sócias do Laboratório Sabin. Elas perceberam que os laboratórios da época não ofereciam serviços básicos que ambas julgavam essenciais. As duas mulheres, então, inspiradas pelo empreendedorismo e valores herdados dos pais, abriram o próprio negócio.

O empreendimento que começou com apenas 3 funcionários e hoje já passa dos 2000. Além disso, por conta da boa gestão das líderes, o Laboratório Sabin é considerado há 13 anos consecutivos um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil.

Chieko Aoki

Chieko AokiNascida no Japão e naturalizada no Brasil, Chieko é uma referência que não podia ficar de fora da nossa lista.

A empreendedora é responsável pela maior cadeia de hotelaria do país!

O talento e inovação da profissional fizeram com que ela fundasse, em 1997, o Blue Tree Hotels. Empresa que atualmente apresenta mais de 20 unidades distribuídas em território nacional. Sem contar que o negócio é referência mundial em hotéis de luxo e resorts.

Ana Fontes

Ana FontesQuando o assunto é empreendedorismo feminino, o nome de Ana Fontes não pode ficar de fora. Estamos falando da fundadora da Rede Mulher Empreendedora.

Ana nasceu em uma família simples, no interior de Alagoas. Aos 4 anos de idade veio para São Paulo com seus pais e 7 irmãos. Estudou em escola pública durante a infância. Durante a faculdade, vendia bolos para pagar o curso particular de Publicidade e Propaganda.

Foi essa força de vontade que fez com que Ana fosse aceita em uma multinacional em 1990. Depois de alguns anos trabalhando em grandes empresas, a empreendedora percebeu algumas particularidades em comum no desafio que é ser mulher no mercado. Decidiu, então, em 2010, criar a Rede Mulher Empreendedora. A plataforma se tornou o maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil. Atualmente o projeto conta com mais de 56 mil participantes.

Zica Assis

Zica AssisTerminamos nossa lista com um grande exemplo de inspiração, Heloísa (Zica) Assis.

Zica é uma das fundadoras e sócia do Instituto Beleza Natural. Maior rede de salões especializados em cabelos crespos e ondulados país. O negócio atualmente apresenta mais de 50 unidades espalhadas pelo território nacional e mais de 4 mil colaboradores.

Antes de entrar para a lista das 10 mulheres de Negócios Mais Poderosas do Brasil, Zica teve que batalhar muito. Começou a trabalhar aos 9 anos e já trabalhou como faxineira e empregada doméstica.

Conclusão

E o que todas essas histórias de empreendedoras de sucesso têm em comum? Todas tiveram dificuldades, mas correram atrás de construir seus sonhos e hoje são referências de lideranças femininas nos mercados em que atuam.

E você? Já lidera uma empresa ou um time? Quer saber mais sobre que habilidades são essenciais para uma líder? Dá uma olhada nesse outro artigo que fizemos. E se tiver interesse em se aprofundar mais, confere o nosso Programa de formação de lideranças femininas.