Como vender mais online: 5 dicas

Neste momento de pandemia ser digital se tornou mais importante do que nunca – para não dizer imprescindível – e um dos setores que mais precisou se adaptar foi o de vendas. Após um ano de pandemia entre lockdowns e flexibilizações, uma tendência mundial foi passar mais tempo no on-line.

Então se as pessoas estão gastando mais tempo na internet e o cada vez mais elas têm menos tempo, é preciso ir até elas. É no ambiente digital que você irá atrair clientes e gerar negócios.

Agora que você sabe disso, pense comigo: de que forma você vai adaptar as suas estratégias de vendas para o mundo digital?

É isso que iremos discutir aqui neste artigo. Confira as 5 dicas de como vender mais online:

Conheça seu produto/serviçoproduto para vender mais

O primeiro passo para você vender mais é conhecer profundamente seu produto.

Se você não sabe bem o que tem a oferecer e quais problemas o seu produto ou serviço resolve, dificilmente encontrará alguém que deseje comprá-lo.

Trace os benefícios e soluções que o seu produto ou serviço irá trazer para um potencial cliente. Conheça de cabo a rabo o que você vende.

Um exercício bacana é você pensar : “Qual a transformação que o meu produto traz para a vida das pessoas?” e tentar responder com uma frase contendo O QUE FAÇO + PARA QUEM. Vamos utilizar o que a Bits Academy faz: Leva pessoas e empresas para o mundo digital.

Viu? A partir daí, você pode estruturar bem o seu produto ou serviço para que ele seja claro também para o seu cliente.

Crie a sua personapersona para vender mais

Quem vai comprar o seu serviço? Qual seu gênero? Quantos anos tem? Qual a ocupação? Qual o poder aquisitivo dessa pessoa?

É importante saber para quem você vende para que não “atire para todo lado”. Se você fizer dessa forma, corre o risco de você não conseguir se comunicar com ninguém e, consequentemente, não conseguirá vender. Então para ser assertivo nessa comunicação, você precisa de uma persona.

Persona, diferentemente de público-alvo, que a descrição limita-se a poucas características, traz uma visualização melhor de quem é o seu cliente. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes.

Esses dados poderão orientar você sobre como abordar o seu cliente, qualificando o seu processo de vendas.

Se o seu produto é B2B, descubra quem é o responsável pela compra na empresa e trace uma estratégia voltada para isso.

Para criar uma persona, comece respondendo os seguintes itens:

Qual a Idade? Que cargo ela ocupa? Quais são os hábitos, frustações, desafios, crenças, hobbies, hábitos de compra que ela tem? Quais mídias elas consomem e quem as influencia? Onde buscam informação e quais critérios de decisão elas usam na hora da compra?

Tenha um site otimizado

site para vender mais

Muita gente acha que não adianta ter site, que é só um custo. Esse tipo de pessoa não consegue visualizar o tanto de venda que deixou de fazer porque não foi descoberto através de uma pesquisa no Google.

Então se você quer vender mais, você não pode deixar de dar atenção a esse importante canal de vendas. E vamos te dar algumas dicas de como estruturar ele para que ele vire uma máquina de vendas.

Precisa ser objetivo. 100% das pessoas chegam à página principal do seu site. À medida em que vão rolando para baixo, podem cansar ou se distrair. Então logo na primeira rolagem da página deixe claro o que você faz, deixe uma frase que instigue a ação do seu visitante. Aqui no site da Bits, por exemplo, assim que você abre, surge a seguinte frase: “Sua empresa é digital?” Com um botão convidando a fazer o teste. Isso atrai o usuário a interagir com o site, gastando mais tempo nele, o que ajuda na pontuação do SEO.

Precisa ter Call to action. “Call to action” ou Chamada para ação. É exatamente o botão que falamos acima para convidar o usuário a tomar determinada ação. Pode ser o download de um e-book, inscrição em um curso ou até mesmo responder o formulário, como no site da Bits. No site ele tem um papel muito importante de indicar qual é o passo que o usuário deve tomar. Experimente também usar “Quero falar com um especialista” ou “Saiba mais”. ⠀

Precisa ter um blog. Mas atenção, não é qualquer blog. Escreva textos com técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Esses textos irão te ajudar a ser encontrado mais facilmente pelo Google quando alguém fizer uma busca. Escreva sobre dúvidas do seu nicho e sobre as soluções que você tem para um possível cliente. No Google, as pessoas buscam por soluções. Utilize isso ao seu favor!⠀

Invista em Social Sellingvender mais com social selling

Social Selling é um método de vendas focado em atrair e criar relacionamentos com clientes nas redes sociais para gerar negócios. É uma técnica voltada para mídias sociais que vai te ajudar a vender mais através da construção de relacionamentos genuínos.

Essa é uma estratégia muito benéfica para o seu processo de vendas porque você fala diretamente com o decisor da compra, sem ter que passar pela morosa jornada e-mail-telefone-e-mail. E, mais do que isso, com o Social Selling é possível criar conexões e ser referência para a sua comunidade, o que fará você nutrir o seu lead pelo funil de vendas e desenvolver um processo comercial qualificado. (Aliás, você sabe o que é funil de vendas? Clica aqui pra saber)

Portanto, vá até o seu lead nas redes sociais de sua preferência, converse com ele, interaja, crie relacionamento. A venda será (uma ótima) consequência.

Utilize um CRM

vender mais com crm bits

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que vai te ajudar a vender mais porque com ela você consegue mapear todo o processo de vendas. Assim você conseguirá acompanhar toda a jornada de compra do seu lead até ele virar cliente.

Com o CRM é possível inserir dados importantes sobre o seu cliente e visualizar de forma mais clara quais são os próximos passos e como se comporta o seu funil de vendas.

Não adianta tentar fazer conteúdo o tempo todo ou tentar ir atrás de clientes sem uma estratégia adequada. Isso só faz você gastar esforços, sem ter conversão.

Aqui na Bits estamos desenvolvendo um CRM próprio para que você possa incluir sua estratégia ou seguir uma que já criamos como padrão. Quer ser um usuário teste e usar gratuitamente a nossa versão beta ? Clica aqui!

Por Natália Noronha