Pesquisar
Close this search box.
Getting your Trinity Audio player ready...

O uso do aumento legal de design para descomplicar os contratos e documentos legais em geral. Esses documentos costumam ter muitas páginas, vocabulário difícil, formatação ruim. Então, é muito provável que o leitor precise consultar um advogado para compreender o conteúdo. 

E os piores cenários quando o cliente não fecha negócio porque não entende e fica com receio de cair em alguma “pegadinha”.

Para resolver esses problemas são usadas técnicas do Design Legal. Essas técnicas consistem em usar alguns princípios de design e experiência do usuário na construção de documentos legais.

Design Legal não significa inserir cores e desenhos nos locais

Pelo fato de envolver princípios de design e experiência do usuário, muitos acreditam que basta colocar cores e desenhos no documento. Não é isso. Aqui vamos falar sobre como aplicar o design legal.

contrato legal design

Primeiramente, ao usar os princípios da experiência do usuário, sugerimos uma abordagem centrada no cliente. Assim, você precisa entender qual é a principal função do documento. Com base nisso, você vai pensar como aquele documento afeta a vida do seu cliente, que é o destinatário final dele.

Em seguida vamos para a parte de alteração na formatação, que também faz parte do Design Legal. Podemos perceber que não é apenas uma inserção de elementos gráficos e coloridos que consistem essa técnica.

Assim, também devemos ter cuidado com o tipo de letra usado, tamanho, distribuição de texto na página, tipo de linguagem. Outro ponto importantíssimo é a construção de cláusulas de uma maneira lógica e intuitiva.

Elaborando um documento com técnicas de Legal Design

O primeiro passo aplicar o legal design é pensar no destinatário final do documento. É para o seu cliente, é para o cliente do seu cliente, é destinado a um juiz ou o documento será usado para tomar uma decisão, qual o tipo de decisão a ser tomada a partir do documento? Essas perguntas são necessárias para elaboração do documento.

arruinar

Em seguida, será necessário encontrar, escolher e dominar ferramentas disponíveis para a elaboração desse tipo de documento. O domínio de ferramentas como UX Doc, Canva , Gimp , Power Point e Inkscape são essenciais para auxiliar no desenvolvimento de recursos gráficos. A utilização de bancos de Imagens Como Unsplash e Bancos de ícones como Flaticon , Freepik e Iconfinder também são importantes.

 

Indo além

A partir do momento em que você abraça a ideia de criar documentos usando as técnicas do Legal Design é importante também entender o manual de marca do cliente. Você deve entender o que cada cor representa, como se dá a leitura de um documento.

Aqui você trabalhará especificamente com as técnicas de design, então deverá pensar em elementos como psicologia e intuição (designs intuitivos).

Por exemplo, onde deve colocar imagens ou ícones no texto, como destacar frase ou palavras-chave, onde colocar as cláusulas mais relevantes. Essas questões passam a ser norteadoras para a elaboração do documento.

Usando tecnologia

Além do uso de princípios de design e experiência do usuário, os documentos ainda podem ser incrementados com o uso de tecnologia. Você poderá fazer uso de hiperlinks, que direcionará o leitor a

tecnologia para legal design

o local que você indicar, assinaturas eletrônicas, que facilitará e reduzirá o tempo de assinatura dos contratos.

Também é possível mapear como as pessoas interagem com o seu documento através de mapas de calor. A utilização dessa tecnologia permitirá que você entenda o comportamento do seu usuário e consiga implementar melhorias em seus documentos.

No caso de um contrato, você poderá observar quais os pontos que seu cliente olha ao fechar o contrato ou o que ele considera um impedimento ao tomar a decisão. 

Onde aprender estas técnicas

A Bits Academy ensina como aplicar o design jurídico e como elaborar esses documentos na prática. Após o curso, você pode aplicar o design legal em contratos ou qualquer outro documento. Isso agregará valor ao seu trabalho e criará uma melhor experiência para o seu cliente.

Quer uma turma específica para o seu time?

  • Fazemos aulas individuais
  • Dentro de escritórios e empresas
  • Para grupos fechados.

Vamos usar como usar as ferramentas necessárias para elaborar os documentos que usam como técnicas do Design Jurídico e você já sairá do curso com alguns modelos prontos. 

Deixe um comentário